Falha Crítica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[MMODEV] 2D vs 3D

Ir para baixo

[MMODEV] 2D vs 3D Empty [MMODEV] 2D vs 3D

Mensagem por Falha Crítica Games Sex 16 Out - 19:43

Créditos:
Raijenki, Administrador da MMODEV!


Ao começar um projeto, muitos se indagam: "Qual será o estilo gráfico de meu MMOG? 2D ou 3D?"

Lógicamente, de cara, muitos preferem um mmo em 3 dimensões, entretanto o trabalho necessitado para esso é de um nível colossal e, por isso, requer uma equipe especializada trabalhando. Enquanto que para um projeto 2D, o trabalho é mínimo, uma vez que a boa parte das engines é do tipo WYSIWYG ("What You See is What You Get") e, mesmo elas não sendo, tenho certeza que é muito mais fácil fazer um chars 2D do que 3D.
Fatores chamados preguiça e dinheiro "ajudam" bastante na hora da escolha, principalmente se o jogo for feito como hobby.

Entretanto, cada estilo tem o seu benefício, podemos citar tantas as desvantagens como as vantagens:

2D

Vantagens:

Pouco trabalho necessitado em relação a um projeto 3D
As mmo-engines 2D são simples e flexíveis
É possível você conseguir uma boa quantidade de jogadores, basta saber "como", "quem" (principalmente pessoas que não tenham um computador muito bom) e "onde"

Desvantagens:

Dificilmente você terá muitos jogadores em seu jogo, uma vez que muitos (como os brasileiros) preferem mmorpgs em 3D e possuem preconceitos contra jogos 2D
Muita concorrência entre esse tipo de mmogs no Brasil (que são muitos em 2D e pouquíssimos 3D)


3D

Vantagens:

Mais jogadores em seu MMOG, além de uma boa divulgação no país e até no mundo
Se o seu jogo fizer sucesso, você pode ficar rico

Desvantagens:

É necessário muito trabalho para fazer um MMOG nesse nível
É praticamente impossível fazer um MMOG 3D sem desembolsar dinheiro
Dificuldade de encontrar mão-de-obra capacitada para ajudar, principalmente se não houver recursos (leia-se dinheiro) para incentivar.

Bom, esse assunto entre 2D e 3D é polêmico, cada um tem a sua opinião. Essas minhas "Vantagens" e "Desvantagens" foram simplesmente coisa rápida, não levei em relação nada técnico (ou o coitado do 3D ia sofrer nas desvantanges ). Enfim, cada pessoa deve fazer a relação Custo/Benefício e ver qual o melhor para ela. Empresas, provavelmente, prefirirão jogos 3D, pois elas possuem a perspectiva de ganhar dinheiro e possuem capacidade para fazê-lo. Já os amadores, provavelmente optarão pelo 2D, uma vez que, mesmo querendo ganhar dinheiro, não possuem capacitação (ou equipe) para fazer um jogo 3D.

Bom, acho que é só! Qualquer dúvida, só perguntar!


Acho que não temos muito oque falar sobre o assunto... já que tudo parte de princípios da opnião pessoal.
Falha Crítica Games
Falha Crítica Games

Mensagens : 27
eXPeriência : 90
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos