Falha Crítica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[MMODEV] Atributos comuns de MMORPG

Ir para baixo

[MMODEV] Atributos comuns de MMORPG Empty [MMODEV] Atributos comuns de MMORPG

Mensagem por Falha Crítica Games Sex 16 Out - 21:07

Créditos:
Raijenki, Administrador da MMODEV!


Muitos MMORPGs utilizam-se de certas características para o jogador possuir uma maior interação no jogo e desenvolver seu personagem da forma de que ele desejar. Isso é possibilitado pelos status. Cada tipo de classe ou raça interfere nos status de um personagem (por exemplo, um mago terá maior INT à FOR e maior MP do que HP. Já em um Cavaleiro, acontece o inverso).

Os status principais são:

HP (Hit points): Usado em praticamente TODOS os MMORPGs do planeta, o HP (cuja tradução é Pontos de Vida) nada mais é que o fator determinante de vida de um personagem: quando ele chegar a zero, o personagem morrerá.

MP (Magical/Mana Points) ou SP (Stamina Points): O MP também é usado por uma grande quantidade de mmorpgs; ele tem como função delimitar a quantidade de ataques mágicos/especiais que um personagem pode usar: tal ataque custa "x" de MP. Quando a quantidade de MP chegar a zero, o personagem fica impossibilitado de usar esse tipo de ataque.

Força (FOR/STR): É a variável básica para qualquer jogo, ela é um dos fatores principais para determinar a quantidade de dano que o personagem causará no adversário. Também serve para determinar a quantidade de peso que um personagem pode carregar no inventório (se o mmorpg tiver esse sistema, claro).

Inteligência (INT): Após a força, a variável mais importante é a de inteligência. Ela serve para determinar a quantidade de dano que uma magia pode causar no inimigo, além de ser, muitas vezes, usada como uma variável que define os requerimentos de uma certa magia. A Inteligência é o principal fator determinante da quantidade de MP que o jogador terá: quanto maior a INT, maior o MP.

Sabedoria (SAB): Apesar de ser um sinônimo de inteligência, a sabedoria pode ser interpretada como uma proteção natural a magia, o personagem saberá mais sobre a magia e como ela deve ser evitada quando usada nele. A variável da sabedoria também é usada para determinar a quantidade de dano positivo que pode ser causado por uma magia de cura.

Destreza (DEX): A destreza refere-se a quão bem o personagem usará sua arma ou um equipamento. Quanto maior a destreza, mais o personagem saberá sobre como desviar de ataques ou onde atacar (diminuido, consequentemente, a chance de falha no ataque).

Constituição (CON): constituição mostra o quão fácil o personagem se recuperará de um dano causado. Isso irá determinar o quão rápido o HP se recuperará após o personagem ter sido atacado (isso é, se o mmorpg tiver o sistema de recuperação automática de HP). A constituição também é usada para determinar a quantidade de MP que um jogador terá, quanto maior a constituição, maior o HP.

Defesa (DEF): A defesa é uma proteção natural contra ataques físicos, quanto maior a defesa, menor o dano causado pelo ataque.


Sistema de Aumento de Status
As 3 maneiras mais simples de um jogador aumentar um certo status em um mmorpg são:

Automaticamente: A cada Level Up! o jogador receberá uma certa quantia em todos os status (por exemplo, a cada level, o jogador receberá +1 em todos os seus status). Não há inteferência do jogador nesse sistema.

Construindo (Build): Esse é o sistema mais utilizado pela gigantesca maioria dos jogos. A cada Level Up!, o jogador receberá uma certa quantia para distribuir nos status que ele bem entender. Esse sistema é prático para o sistema de técnicas: o personagem só terá tal técnica se possuir os requerimentos de status necessários.

Aumento Individual: O status será aumentado com o uso, cada status terá sua própria "barra de experiência". O status de INT só ganhará um ponto após ter sido usada várias vezes pelo personagem. Já a DEF, o personagem terá que ser atacado várias vezes, e por aí vai.

Nesse tutorial é só!
Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, pode deixar aqui que eu respondo.

Falha Crítica Games
Falha Crítica Games

Mensagens : 27
eXPeriência : 90
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos