Falha Crítica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games

Ir para baixo

[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games Empty [MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games

Mensagem por Falha Crítica Games Sex 16 Out - 19:33

Créditos:
[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games Site_logo

Raijenki, Administrador da MMODEV!


Esse artigo tem como propósito de mostrar os termos mais usados pela industria de MMORPGs. É algo como um dicionário, mas só com as palavras mais utilizadas. Este dicionário será constantemente atualizado e se encontra na ordem alfa-beta.

Artworks: É o trabalho final do Character Designer.
Arquitetura Cliente-Servidor: É a forma de interação entre um cliente (o jogador, através da GUI) com o servidor principal do jogo.

Cenário: Local por onde um jogador poderá andar.
Character Designer: É o responsável pela idealização dos personagens. Muitas vezes é desenhado no papel e passado para o Modelador, onde ele poderá fazer seu trabalho com base em tal desenho.

Engine: É o "motor" do jogo. A engine não é nada mais que um software, criado pelo programador, onde a equipe (game designers) dará "vida" ao jogo, adicionando mapas, NPCs, entre outros.

FPS: Acrônimo para First Person Shooter.
FPS: Acrônimo para Frames per Second

GUI: Acrônimo para Graphical User Interface; é o cliente propriamente dito com uma interface gráfica (quando um jogo não possui GUI, normalmente ele é em linhas de comando).

Level Designer: Responsável pela idealização e criação de um certo local, desde cidades até dungeons.

Modelador: É o responsável pela execução do design dos personagens, NPCs e dos monstros do jogo.
MMODEV: Acrônimo para Massively Multiplayer Online Development.
MMOFPS: Acrônimo para Massively Multiplayer Online First Person Shooter.
MMOG: Acrônimo para Massively Multiplayer Online Game
MMORPG: Acrônimo para Massively Multiplayer Online Role Playing Game.

NPC: Acrônimo para "Non-Playing Character". São basicamente os personagens que interagem com o(s) jogador(es), mas que não podem ser controlados pelos mesmos.

Original Concept: É o criador da idéia do jogo.

Programador: É o responsável pela criação e desenvolvimento da engine do jogo, tanto pelo server-side como pelo client-side.

Roteirista: Trabalha a idéia do Original Concept, adicionando detalhes e estedendo-a, fazendo com que a mesma tome o rumo desejado pela equipe ao decorrer do tempo.
RPG: Acrônimo para Role Playing Game.

Sprite: Refere-se ao trabalho final do modelador.
SFX: Acrônimo para Sound Effect
Sonoplasta: Responsável pela criação das SFX (Sound Effects) e das músicas que envolverão o cenário do jogo.

Tiles: Refere-se aos componentes de um certo cenário.

Por enquanto, acho que é só. Se tiver mais idéias, favor escreva aqui que eu atualizarei.
Qualquer dúvida, deixe aqui.




Créditos:
[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games Banner2_ugc2007

denigles, membro da UniDev!


Desenvolvimento de jogos, no brasil, é uma indústria que faturou em torno de R$ 87,5 milhões em 2008 e que na América do Norte emprega mais de 50.000 pessoas na América do Norte., mas enquanto muitas pessoas sonham em trabalham com desenvolvimento de jogos, poucos têm empenho para seguir por este caminho. Sabemos que é por isso que estamos aqui agora: a tomar medidas.

É óbvio que nem tudo são flores nesse mundo, em especial no mundo dos games, e mais especialmente ainda no Brasil, onde a pirataria infelizmente é a coisa mais normal do mundo. O Brasil está longe de representar uma parcela significativa do milionário bolo de desenvolvimento de games no mundo. Porém os desenvolvedores nacionais de games têm esperança no crescimento de sua participação no mercado externo

Esta página irá apresentá-lo ao mundo do desenvolvimento dos jogos e explicar algumas das especialidades. Nosso objetivo é apresentar carreiras, que possam se ajustar a você e conselhos sobre como ser bem sucedido em cada uma das áreas.

Nosso site tem notícias diárias, artigos e recurso para mantê-lo em sintonia com o mundo profissional. Siga as tendências e você será um candidato mais bem sucedido.

Confira nossos fóruns, nele você pode ter contato com profissionais e novatos podendo pedir conselhos e explicações para a suas Duvidas.

Tem alguma dúvida que não acha a resposta?
Envie um email para zizaco@unidev.com.br para que possamos responder-lhe, ou procurar a solução com especialistas.

Para trabalhar no desenvolvimento de jogos, você tem que ter dedicação. Você tem de estar disposto a trabalhar para isso todos os dias.

Abaixo vamos apresentar algumas das especialidades que englobam o desenvolvimento de um jogo:


[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games Gdimg
GAME DESIGN
Que é GAME DESIGN?

Em resumo, “Game Design” ou Concepção de Jogo é a idéia por trás de um jogo. Mas significa muito mais do que isso. Em jogos e cheios de detalhes, o Game Design refere-se ao tema central e a vários pontos, bem como a história, o enredo e os personagens das histórias. Em pequenos jogos e nos jogos em que não existem personagens ou parcela significativa (por exemplo, em um game de corridas), refere-se ao: “Como funciona o jogo”. Quais são as regras? Como o jogo marcou? Como é que o nível de dificuldade esta em relação à maneira de jogar? O que torna o jogo divertido e desafiador?


Que game designers faz?

Game designers são criativos e decisos. Alguns "designers" são na verdade escritores que vem simplesmente com um roteiro de filme para um jogo ou escreve os diálogos para os personagens, esquecendo da parte técnica, como por exemplo, a mecânica do jogo.
Existem também designers especializados em “Level Design” ou Concepção de Cenários, fazendo mapas das várias localizações em um jogo. No geral, as pessoas tendem a pensar que O game designer é uma mente genial criativa por trás de um jogo, a única pessoa que pensou em tudo aquilo primeiro, Porém a maioria dos jogos não tem a concepção de apenas uma única pessoa, e poucos game designers terão todo o crédito por ter uma característica ou detalhe de um jogo (embora por vezes os seus egos falem mais alto).

Ainda assim, existem uns poucos game designers que fizeram um nome para si neste sector. Estes são vistos como estando em uma posição não muito diferente do diretor de um filme.

O trabalho do game designer é transmitir a equipe de artes e design a “essência” do jogo, em termos de regras e funções e a equipe de tecnologia e desenvolvimento, em termos de demanda por especificações técnicas cabíveis.


O que precisa saber para ser um game design?

Os game designers adoram dizer que para trabalhar na sua área, tem de conhecer varias coisas que não sejam Jogos. A maioria dos designers são jogadores dedicados, sim, mas eles enfatizam a importância de ter outros interesses, também, uma vasta quantidade de conhecimento sobre as coisas que não são diretamente relacionadas a jogos. O tipo de coisas que eles dizem que “eleva a experiência de vida.".
Game designers não poderiam ter novas idéias para jogos ou novas maneiras de jogar, se as únicas coisas que tinham um conhecimento profundo fossem os jogos já existentes.

Salientando o "designer" do termo, um game designer também precisa saber sobre a concepção, ou o porquê as coisas funcionam de maneira que elas funcionam. Pense um interruptor de uma lâmpada como uma analogia:
Para um programador é um sistema elétrico com fios que ligam o interruptor a lâmpada, que acende ou desliga-se em função da posição de sua chave seletora.
Enquanto um game designer analisa se esse interruptor estaria na vertical ou na horizontal, o tipo do botão, aonde deve ser colocado de modo que ele seja facilmente acessível a pessoas de diferentes alturas e se ele vai brilhar no escuro.
Programadores têm de pensar sobre como fazer as coisas funcionar e designers sobre o modo como as pessoas irão utilizá-los e qual o efeito ou resultado deverá ser causado.
Em outras palavras, game designer precisa saber sobre concepção, e quanto mais, melhor.

Um equívoco sobre game designers é que são 100% criativos e não analíticos, o que não é verdade. Game designers utilizam matemática e lógica para calcular o modo como as diferentes partes do jogo irão reagir. Eles podem não usar tanta matemática como um programador, mas muitas vezes precisam usar matemática para decidir como diferentes partes de um jogo devem funcionar, por exemplo, um game designer tem de desenvolver uma fórmula matemática para o desenvolvimento dos atributos de um personagem em relação às missões que tem realizado, ou level atual do mesmo. Seria uma progressão geométrica, um simples um-para-um ou alguma outra formula?


O que faz um game designer um bom game designer?

Fazer a concepção de jogos é uma área que requer uma sabedoria para expor suas idéias e de convencer e esclarecer aos outros quais são os pontos que fazem dela uma boa idéia.
Um bom game designer tem normalmente um incrível entusiasmo por coisas novas, tem que saber imaginar, planejar e visualizar as como tudo deve ser.


[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games Pimg
PROGRAMAÇÃO
Qual é a programação e qual seu uso em Jogos?

Programação se refere ao código que está em qualquer jogo ou software. A programação é a matemática e a lógica que faz o jogo acontecer.

Na maioria das empresas que desenvolvem jogos, existem muito mais programadores do que quaisquer outros profissionais. A indústria de jogos, principalmente internacional, subdivide “programador” em áreas mais específicas do que simplesmente "programação", por exemplo: Programação de Inteligência Artificial, Programação da Engine, Programação das Ferramentas, Programação Gráfica, Programação de Network, etc.


O que é que os programadores fazem?

Em resumo, programadores escrevem o código que é diz ao sistema o que fazer, ou seja, faz as coisas acontecerem em um Jogo; Ou seja, reação da interação do jogador a partir do de um controle para a ação que é mostrada na tela. Inclui também toda a ação dos personagens não controláveis; por exemplo, quando você vê um personagem de um jogo caminhando pelo cenário sozinho, são os programadores que deram a ele uma inteligência artificial para ficar vagando por ai.

Programadores trabalham em estreita colaboração com artistas, designers, produtores, testadores, sonoplastas e todos que tem um papel fundamental no desenvolvimento do jogo, apoiando-os quando eles precisam de mais entendimento técnico para completar suas tarefas.


O que é que um programador precisa saber?

Os programadores têm que ter um bom conhecimento em matemática, cálculo e ciências da informática. Normalmente, os programadores devem obter um grau de graduação em Ciência da Computação.

Antes dos programadores encontrarem um trabalho na indústria de jogos, eles precisam ter um solido conhecimento em uma linguagem de programação.

C++ é a língua mais comumente utilizada em jogos; Porém, cada vez mais e mais, programadores também estão se especializando em outras linguagens (por vezes linguagens scripts que determinam as ações no jogo), como Perl, Lua, Ruby ou Python. Além disso, estão se tornando cada vez mais populares linguagens simplificadas, que focam a produtividade, automatizando ações de rotina para que, assim, o programador possa se dedicar no que realmente interessa. Por exemplo: C#, Java, Blit3D, Pure Basic, linguagens .NET e outras.
Uma pessoa que está interessada em se tornar um programador deve ser capaz de tirar o máximo proveito linguagem em questão.


Que tipos de pessoas se tornam bons programadores?

Os programadores tem de ser capazes de procurar as respostas para as perguntas e as soluções para os problemas que enfrentam.
No entanto, é crucial que os programadores de jogos também sabem como se comunicar efetivamente com os outros. Como os seus cargos exigem que partilhem os seus conhecimentos e entendimentos sobre o funcionamento das coisas. Programadores de jogos absolutamente não podem ser reclusos, especialmente quando trabalham em grandes projetos, como eles devem interagir constantemente com os outros membros da equipe. Tendo muita paciência e uma disposição amigável.


[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games Aimg
ARTE E ANIMAÇÃO
O que é arte e de animação e qual sua relação com jogos?

A Arte em um jogo define como as coisas são visualmente são, incluindo tudo, desde a embalagem, a textura de cada personagem, a interface gráfica do usuário até a maneira como um personagem move seu tornozelo quando ela anda.

Apesar programadores serem responsáveis por onde e por que personagens movem, animadores são responsáveis pela forma como se movem. E enquanto designers podem ser responsáveis para as curvas de uma pista em um jogo de corridas, os artistas dão o asfalto sua textura e seu brilho quando se torna escorregadio com óleo ou chuva.


O que os artistas fazem?

Artistas e animadores criam elementos 2D e 3D visíveis do jogo. Eles decidem, com base no game design, como tudo ficará: personagens, objetos, ambientes e iluminação. O olhar e os movimentos dos personagens em seus ambientes é o que lhes da um sentimento de vida e emoção.

Os Artistas constroem essas artes utilizando softwares e aplicativos específicos; alguns comumente requeridos na indústria de jogos incluem Photoshop, 3dsMax, Maya, Softimage XSI, Blender, Houdini e Zbrush. Os animadores, cujo foco está no movimento dos personagens e itens do jogo, utilizam muitas dessas mesmas aplicações, mas pode também utilizar equipamentos de captura de movimento.

Outras áreas que caminha lado a lado com a arte e animação para jogos é o CG (Computer Graphics) ou CGI (Computer-Generated Imagery) e desenho industrial (muitos designers na indústria de automóvel, por exemplo, utilizam os mesmos softwares que os artistas de jogos). Há também uma relação entre artistas 2D para jogos e desenhistas de revistas em quadrinhos ou desenhos animados.


O que é preciso saber para ser um artista para jogos?

Um artista para jogos ou animador deverá estudar os conceitos básicos da arte: arte teórica, história da arte, composição, cor, forma, espaço e luz. Não é somente porque a arte é composta no computador que deve-se esquecer os conceitos da arte tradicional.

Artistas que querem trabalhar na indústria de jogos devem saber usar o Photoshop bem o suficiente para criar algumas peças de arte originais com o programa. Isso pode ser incluído em seu portfólio profissional. Aspirantes a artistas precisam necessariamente saber usar qualquer outro software relevantes para o trabalho, como programas de modelagem 3D e animação.


Que tipos de pessoa e personalidade é melhor qualificada para se tornar um bom artista?

Artistas são normalmente conhecidos por serem criativos, mas na indústria de jogos, eles precisam ser capazes de equilibrar o seu cérebro direito e esquerdo, a fim de completar as tarefas com êxito. Artistas de jogos que tendem a ir mais longe na indústria dos jogos são os que conseguem equilibrar criatividade com otimização. Eles poderem ser por natureza, expressivos, imaginativos, criativos e muitas vezes desorganizados.

Um artista deve ser também ter uma visão a respeito do que é melhor para o projeto e o que vai agradar o público-alvo.


[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games Primg
PRODUÇÃO
O que é a produção?

Produção geralmente se refere ao trabalho que os produtores fazem, e no contexto do desenvolvimento de jogos, ele se refere especificamente ao gerenciamento de projetos. Na maioria das vezes no existe apenas um produtor em cada jogo/projeto.


O fazem os produtores de game?

Um produtor de um jogo é a pessoa que supervisiona todos e seus devidos trabalhos no dia-a-dia. Os produtores têm conhecimento do que está acontecendo em cada departamento, normalmente com muitos detalhes, o que lhes permite saber se toda a equipe esta trabalhando corretamente. O produtor precisa também prever problemas antes que estes se tornem reais problemas, incluindo questões relacionadas com a programação, tempo, orçamentos e cooperação entre a equipe.

O produtor analisa os conceitos iniciais criados pelos game designer, sua efetividade e seu publico alvo. Faz a previsão de gastos, lucro, vendas. Tem de ser capaz de analisar se um projeto pode ou não ser bem sucedido em base de sua concepção, ou seja, basicamente o produtor é que vai se encarregar de que um projeto vai ser bem sucedido, ou quem sabe, falir por falta de planejamento e analise de viabilidade.


Para ser um produtor o que é preciso saber?

Acima de tudo, um produtor precisa saber como chegar ao longo de todos os tipos de pessoas: introvertidos, extrovertidos, pessoas cuja principal prioridade é ganhar dinheiro, e as pessoas cuja primeira prioridade é fazer o melhor jogo que já foi feito.

O produtor deve saber um pouco sobre cada especialidade envolvida no desenvolvimento do jogo, mas não precisa necessariamente ser um mestre em nenhum deles. No entanto, entende-las profundamente, pode ajudar a moldar uma imagem mais clara do estado do jogo.

Eles precisam saber como fazer e analisar os dados sobre o progresso do projeto e fazer analises. Eles precisam saber como escrever bem, a fim de comunicar com a equipe e com outras companhias. Eles precisam ser capazes de priorizar tarefas para outras pessoas, ou em outras palavras, ser capaz de olhar para uma lista enorme de pendências e, ao invés de se sentir sobrecarregado por isso, ser capaz de domá-la.


Que tipos de pessoas e personalidade é necessário para se tornar um bom Produtor?

Se você costuma fazer listas de pendência, você poderá ser um bom produtor. Entre toda a organização de tarefas e de orçamentos, o produtor ainda tem que ser uma pessoa comunicativa e simpática, que tem cara a cara com o contato com todos na equipe, e deve ser acessível.

Produtores da indústria do jogo muitas vezes dizem que sempre foram os produtores, em uma forma ou de outra, toda a sua vida. Sempre que eles estavam em um projeto, que naturalmente assume a liderança.


[MMODEV] Cargos e Termos Usados na Indústria dos Games 28322860
OTRAS CONSIDERAÇÕES
Multidisciplina

É importante você saber, que muitas vezes uma mesma pessoa pode exercer mais de uma dessas especialidades, como por exemplo, Produtor Game Designer, Artista Game Designer, Produtor Programador, e outras combinações. É importante também salientar que quanto mais profundo conhecimento em cada uma das especialidades alguém possuir, mais qualificado para a indústria de jogos este será.


Portifólio

Para se destacar no mundo do desenvolvimento de jogos é crucial ter um portfólio digital, seja este de imagens para um artistas, enredos para um game designer e demos para um programador.
É o seu portfólio que vai mostrar aos outros qual é o seu diferencial e quais são suas capacidades de trabalho. Portanto, de boa atenção e dedicação a seu portfólio, atualize-o sempre e preocupes-se em deixá-lo bem apresentável.


Projetos Independentes

Projetos de jogos independentes, ou “Indie Games”, são projetos feitos independente de uma grande produtora ou sem um financiamento de uma grande empresa.
Ganhando cada vez mais destaque no mercado (principalmente graças ao Steam, Network de Consoles e a Distribuição Digital menos susceptível a pirataria), os jogos indie são uma ótima alternativa para quem esta iniciando no mundo de jogos. Estes geralmente são feitos por equipes menores e também tem um custo de produção menor do que o de grandes jogos feitos por produtoras. Além disso as equipes, que são formadas independentemente, podem contar com pessoas não tão experientes as quais o projeto servirá de um grande aprendizado e de um excelente artifício a se incluir no portfólio.
Sugerimos a você, iniciante, dar uma atenção privilegiada aos jogos independentes e as equipes que desenvolvem os mesmos. Existem sempre novos projetos iniciando, e estes podem servir de escada no mundo do desenvolvimento de jogos.


Aprendizado

Agora que você já tem uma noção a respeito das diferentes áreas que englobam o desenvolvimento de jogos, convidamos você a começar a selecionar conteúdo para estudo, e a realmente aprender o que for necessário.
Entre as maneiras de aprendizado estão:

- O aprendizado autônomo ou “autodidata”, que seria a pesquisar em livros e na internet por manuais, tutoriais, vídeos e artigos explicativos para aprender o que se quer. Apesar de ser um método lento, possui algumas vantagens como, encarar problemas reais e ter de procurar as soluções por conta própria, o que é um excelente treinamento.

- Através de graduações tecnológicas em universidades. Cada vez mais cursos a respeito do assunto “jogos” são abertos nas instituições. Outras graduações a serem consideradas são Ciências da Computação e Engenharia da Computação para programadores, Graduações de Administração para Produtores e de Cinema e Vídeo para Game Designers.

- Através de cursos avulsos, tanto de programação quanto das outras modalidades. Existem diversas instituições que oferecem cursos online que são de grande proveito para a evolução nas especialidades apresentadas.
A UDCO (UniDev Cursos Online) é uma alternativa para realizar cursos a respeito de jogos sem sair de casa.


PS: Postem mais termos, funções, cargos... oque lhe achar interesante e conviniente ao tópico!
Falha Crítica Games
Falha Crítica Games

Mensagens : 27
eXPeriência : 90
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos