Falha Crítica
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[FIXO] Glossário e Conceitos

Ir para baixo

[FIXO] Glossário e Conceitos Empty [FIXO] Glossário e Conceitos

Mensagem por WillerLee [Adm] Sex 30 Out - 20:43

Créditos:
Não alterei em nenhuma linha do repost!
Então os créditos estão no final do tópico...
;p



Espero que esse tutorial seja útil =X! Ele está incompleto, mas se as pessoas gostarem, vou, obviamente, atualizar ele. Não revisei ele... fiquei um bom tempo escrevendo e não estou com paciência pra fazer isso ^^'! Eu fiz no meu laptop, pois eu não preciso contar minhas 2 horas diárias no meu PC lá xD! Eu fiz o tutorial pois muita gente tem dúvida sobre o que é o vbGORE, e principalmente, o que fazer no vbGORE. É, ela faz o que ela quiser, eu sei, mas tem gente que acha que existe uma rotina para isso @_@! Ahh, anyway:

Como começar?

Esse tutorial é recomendado principalmente para iniciantes, e tem o objetivo de esclarecer algumas dúvidas comuns, e alguns pontos importantes do vbGORE, como por exemplo seu modo de funcionamento, seus prós e contras em relação a outras engines (como as famosas variantes do “Mirage Source”), como começar no vbGORE, entre outras coisas! Esse tutorial pode sofrer várias atualizações (ou nenhuma, depende do feedback! Isso mostra se meu tutorial foi ou não bom, e se compensa continuar atualizando ele), e pretendo dividi-lo entre um FAQ (Frequently Asked Questions, ou... questões freqüentemente perguntadas... o.o’?), e explicações sobre diversas coisas no vbGORE. Nas explicações, vou explicar () brevemente pra que serve algumas funções do vbGORE, mas não vou entrar em detalhes! Eu escrevi o tutorial, eu não traduzi ele, mas você pode encontrar 90% dele do site do vbGORE (http://www.vbgore.com/), pois praticamente todo meu conhecimento veio de lá! Talvez algumas partes sejam traduções diretas também, como o “What is vbGORE”, que eu provavelmente vou traduzir inteiramente... depende. Acho que isso tudo será muito mais útil se você ler de uma vez só, sem mexer no vbGORE até terminar, para evitar frustrações. Além disso, as vezes eu escrevo os meus pensamentos, mas sem conexão entre eles, então releia e tente imaginar o que eu disse... Então, vamos começar ;D!

Primeira parte: Explicação sobre o vbGORE, o que é, o que tem de especial, e etc... é recomendado que todos saibam sobre essas coisas, para tirar o maior proveito possível do vbGORE. Se quiser, pode baixar e instalar o vbGORE antes, pra entender tudo melhor.

1. O que é vbGORE?

Bem, vocês já devem saber, mas vou explicar de qualquer maneira. VbGORE é um ORE, ou seja, um Online RPG Engine, ou uma Engine para RPG online, ou uma engine para MMORPGs.

1.1. Origem

O vbGORE foi baseado em outra engine, o ORE (uma engine chamada ORE, diferente do ORE significando Online RPG engine), mas hoje há poucas ou nenhuma semelhança com a engine ORE. A partir de agora, vamos nos referir à engine ORE como EORE, e à online RPG engine como ORE ^^. Infelizmente o site oficial do EORE saiu do ar, mas em algum lugar obscuro da net ainda é possível achar, mas prefiro me preocupar com o vbGORE, apesar de ser interessante ver a “fonte” dele, e as semelhanças, mas não quero ter muito trabalho com isso.

2. Gráficos

2.1. DirectX 8

O vbGORE utiliza DirectX 8 para renderizar, mostrar, os gráficos no jogo, então o jogo acaba sendo relativamente (às outras engines) mais rápido, e você ainda pode utilizar efeitos que o DirectX 8 dá suporte. Os efeitos são muitos e muitos, mas para uma engine 2D você não vai precisar usar muitos deles.

2.1.1. Efeitos do DirectX “não-nativos” do vbGORE

Há alguns efeitos interessantes do DirectX 8, como a possibilidade de colocar uma “película” de certa cor nos gráficos, antes de renderizar (possibilitando colocar várias cores de pele, cabelo, olhos, boca, e equipamentos com apenas uma cor no gráfico =D), economizando no “peso” do jogo. Há outros efeitos como (já deve ter isso nas outras engines, mas vou colocar aqui de qualquer jeito) o de rotacão, aumento e diminuição de tamanho, luzes, transparência, sombras, mas eu não entendo muito sobre isso, e o vbGORE não dá um suporte decente para a maioria dessas coisas (até tem... mas... normalmente não funciona para o que você quer, e você tem que criar ou modificar, mas é fácil). Há também outros efeitos que o vbGORE dá sim um bom suporte, como veremos a seguir.

2.1.2. Efeitos do DirectX que o vbGORE usa

O vbGORE aproveitou e usou esse suporte ao DirectX 8 de várias formas, como:

2.1.2.1. Em “partículas 3D” no jogo

As partículas são... partículas formadas por certas grhs, que são alinhadas para exercer alguma função específica (uma imagem seria ótima, mas não estou com internet agora, logo, não posso achar uma... veja no site oficial ;D). Elas podem servir como animação para magias, nuvens, cachoeiras, água (na água fica perfeito), gelo, espelhos, sangue, chidori, rasengan, aura do super sayajin, entre outras coisas que os “fangamers” gostam hahaha xD (piadinhas à parte =X).
Obs.: Estou me sentindo tão... “pleonástico”, repetindo a mesma idéia umas 40 vezes .

2.1.2.2 Em sombras

As sombras são... sombras... que você pode adicionar no mapa para os objetos ficarem com... isso mesmo, sombras! Mas esse efeito tem que ser bem calculado, pois as vezes pode ficar ruim com alguns objetos (como no corpo de alguns personagens =X), mas na maior parte fica com um efeito ótimo. Você simplesmente tem que ajustar o tamanho, direção da sombra, e possivelmente outras coisas como a cor dela (por que não ^^?).

2.1.2.3. No weather

Há também os “weather” que como o nome já diz, coloca “tempo” no jogo, no sentido de chuva, ensolarado, tempestade de neve, de areia, de terra, de meteoros, de flores, de ursos, de canivete, entre outros.

2.2. Grhs

Bah, nem tem muito o que falar sobre isso mas...
Grh é o nome dado à uma imagem única usada pelo vbGORE. Usar Directx 8 tem a desvantagem de que os gráficos tem que ser colocados em tilesets, que precisam ter um tamanho de 1024x1024 ou menor (para não perder suporte à certas placas antigas, como a minha, que não aceita mais que isso). Esses tilesets são divididos da maneira que você quiser de modo que os gráficos podem ter qualquer tamanho (diferente do 32x32 da maioria dos outros OREs). Essa divisão é feita no GrhRaw.txt por você mesmo, ou se os tilesets tem grhs de tamanhos fixos, você pode automatizar o processo, criando algum programa simples ou usando o já existente (que é uma lerdeza... pelo menos aqui...). Não vou entrar em detalhes, já criei um tutorial só para isso, dê uma olhada por aqui ;D.

2.3. Mini-map

Não sei se posso classificar isso como um recurso gráfico, mas de qualquer maneira, o vbGORE tem um mini-map que é criado automaticamente dependendo do mapa em que o player está.

3. Servidor, e conexão entre o cliente e o servidor

Agora vou explicar um pouco sobre o lado do servidor do vbGORE, como suas características e funções, além de falar um pouco sobre a conexão entre o cliente e o servidor (ou seja, sobre os packets).

3.1. Packets

Os packets são pacotes de dados usados para a comunicação entre computadores. No caso, o vbGORE usa para a comunicação entre cliente e servidor (ou entre cliente e cliente, apesar de eu não conhecer nada do vbGORE que usa, pois é meio inseguro, acredito), e eles são otimizados para enviar o mínimo de informação possível pelo GOREsock, que empacota os dados, e os encripta por segurança. Essa otimização também se dá por várias outras formas, por exemplo, quando você escreve o packet que envia tal informação ao cliente, você pode alocar os dados em um pacote só, em vez de dividir entre vários, e isso faz com que o cliente e o servidor não precise iniciar a transferência de dados. O vbGORE ainda foi feito usando as variáveis mais simples possíveis, o que não ajuda muito se você começar a fazer seu jogo com preguiça de pensar em que tipo de dado vai usar pra cada informação, usando só longs, ou transferindo strings gigantes, colocando mensagens no source do server (diferente do .ini padrão do cliente), entre outras coisas. É possível hospedar o vbGORE no próprio computador, com uma conexão decente! Segundo Spodi, é possível hospedar cada player com cerca de meio kilobyte por segundo... lembre-se que kilobyte é 8 vezes maior do que a unidade de medição padrão das empresas que oferecem banda larga... ou seja, se você tem uma conexão de 1mb (eles falam “megabyte”, mas é “megabit” pelo que sei...) dual band, você poderá hospedar cerca de 250 players (infelizmente não conheço internet de 1mb dual band no Brasil hehehe, e não é culpa do Lula).

3.2. Múltiplos servers

Preciso explicar alguma coisa? Você pode hospedar os players em 2 ou mais servers. Dependendo do mapa em que os players se encontram, um ou outro server irá hospedá-los. É uma ótima função pra quem não tem dinheiro para sustentar um servidor dedicado. Tenha em mente que se você colocar servidores com uma velocidade de conexão muito baixa, eles de vez de melhorar, vão piorar a velocidade do jogo, pelo fato de que mesmo hospedando os players em um mapa sozinho, os servers ainda tem que se comunicar uns com os outros, obviamente.

3.3. Conservação de RAM

Um ponto importante, vbGORE não precisa nem de uma conexão, nem de um computador muito bom para hospedar o server. VbGORE não carrega tudo na memória se você não quiser. Se bem que... toda vez que vou ligar o server ele demora na parte de carregar os mapas, e meu PC fica travado por alguns instantes, por algum motivo, mas enquanto ele está ligado, mesmo com meu PC que é um lixo, eu não sinto muita diferença. O problema nos mapas, acho que é só aqui mesmo, pois meu PC é muito ruim, e ninguém ainda falou sobre esse problema pra mim. Mas a conservação de ram se dá quando o server está ligado, e não quando está ligando, então se seu computador travar nessa hora, acalme-se, é temporário ^^’.

4. Áudio

Puxa, o áudio é realmente algo interessante, e deixa o jogo mais “mágico” digamos! Você vai entender o que o vbGORE tem de especial nessa parte ^^.

4.1. Sons 3D

O que? Sons 3D? Como assim?
Bem, eu me perguntei a mesma coisa quando vi sobre isso no site, mas entendi quando joguei o jogo de “exemplo” do vbGORE, mas olha que interessante. Sabe aquela cachoeira feita com partículas (feia, aliás, mas não importa) que se encontra perto de uma caverna? Então, você percebeu que quanto mais você chega perto dela, mais alto ela fica? Isso é um som 3D, ele toca dependendo da distância do lugar! Os players podem, por exemplo, escutar que um dragão se aproxima deles, ao ouvir um rugido e um som de fogo queimando, nesse caso elas podem se preparar para a luta, ou fugir! Ela não precisará ficar esperando o dragão chegar perto dela pra ela entender que ele ainda não parou de segui-la. É um recurso interessante para quests também, para a pessoa se guiar por sons no meio de uma caverna, para achar um tesouro abandonado, é mágico também em casos como risos sinistros no meio de uma floresta, que ficam cada vez mais altos, os sons de uma fogueira em uma cabana, entre outras coisas. Você pode desativar esse recurso (mas pra que?)

4.2. Sons no mapa

Bem, você pode especificar que ponto do mapa vai tocar algum efeito diferente, como na cachoeira mesmo como já expliquei, e pode colocar ainda uma música no mapa, que combine com o ambiente obviamente.

4.3. Sons em ataques

Você pode especificar um som para cada magia ou arma... para magias é um pouco mais complicado, mas para arma, é só colocar o número da música ;D!

5. Encriptação

Já falei algo sobre isso, mas vou explicar melhor agora

5.1. Encriptação de packets

Obviamente, você pode codificar os packets, para ninguém conseguir mandar uma mensagem para o server se passando de outro player. Se não houvesse encriptação, alguém com algum sniffer poderia ver a estrutura dos packets, para mandar um packet modificado para o server, dizendo que ele acaba de pegar a arma mais poderosa do jogo no chão! Só não esqueça de colocar uma palavra-chave, ou não vai adiantar nada ^^.

5.2. Encriptação do conteúdo do jogo

Não há nada de diferente aqui também, você pode, obviamente, encriptar o conteúdo do seu jogo, como os gráficos e sons, além de qualquer outra coisa. Isso evita o plágio descarado, pois a pessoa terá que, no mínimo, dar print screen, ou usar um programa para captar os sons. Há muitos tipos de encriptação disponíveis.

6. Características dos jogos do vbGORE

Agora vou explicar sobre algumas características que os jogos feitos no vbGORE tem. Logicamente, você pode mudar essas “funções” como quiser, para atender suas necessidades, você pode tirar elas do jogo, ou implementar novas (como você TERÁ que fazer para ter um jogo decente ^^’).

6.1. Envio de cartas

Você pode enviar mensagens para as outras pessoas, quando elas estão offline, enviando uma carta pelos correios para ela. Você pode colocar algum item junto, e quando ela clicar em um tile marcado como uma caixa de mensagens, ela irá ver sua carta. Não tem o item “carta”, você simplesmente manda pra ela por meio da caixa de mensagens, mas dá pra você mudar isso como quiser, colocar um sistema de mensagens por celular, ou qualquer coisa do tipo o/.

6.2. Paper-doll

Quando alguém vestir uma roupa no personagem, com a devida customização, ela irá aparecer nele. Isso é paper-doll! Assim os gráficos serão mais interessantes, e as outras pessoas poderão ver que equipamentos outro personagem usa. Se você quiser, você pode desativar isso também.

6.3. Alvos

No vbGORE é possível selecionar um alvo para algum ataque a distância ou magia. O alvo depois de selecionado, fica esverdeado, e se o caminho entre atacante e o alvo tem algum obstáculo, o alvo fica avermelhado e não é possível ataca-lo.

6.4. Quests

Há um “sistema de quests” que você pode fazer na própria database de forma simples e indolor ;D! O problema é que as condições para fazer a quest e termina-la, são poucas, e você terá que adicionar mais campos na DB, ou fazer a quest pelo código fonte, se quiser algo mais elaborado. Mesmo assim, pela database você pode colocar os requerimentos para a quest, assim como o que você precisa ter para terminar ela (objetos), ou o que monstros precisa ter matado.

6.5. Itens

Que inovador, você pode ter itens no vbGORE, não é incrível? Hahaha, não tem muito o que falar sobre isso... você pode ajustar os NPCs (monstros) que derrubam os itens, podem coloca-los na quickbar... pode ajustar as características dos itens na DB, como ataque, defesa, o quanto recupera de vida, e outras coisas simples. Você pode ajustar, se algum item faz algo de especial, no código fonte. Mas itens simples podem ser colocados na database.

6.6. Magias e skills

O vbGORE tem no código fonte um sistema para a colocação simples da magias e skills. Você pode colocar um contador de por quanto tempo a magia fica funcionando (se for buffs ou de-buffs, que aumentam e diminuem status), ou colocar um magia que atira um projétil de partículas, tira certo dano, teleporta, paraliza, entre outras coisas. Você pode colcoar o alvo em alguma outra pessoa, e usar as magias nelas, ou pode colocar as magias de área, como o spikefield, que veio no “demo” do vbGORE.

6.7. Bolhas de chat

É uma coisa interessante, quando algum player ou NPC fala, aparece uma bolha em cima dele, com a fala ^^!

6.8. AI

Em inglês é AI, mas em português, é mais conhecido como IA – Inteligência Artifical! Isso mesmo, inteligência artificial nos NPCs. Como é programado, não é bem “inteligência”, mas você pode fazer com que pareça... por exemplo, você pode programar para o monstro atacar enquanto não tiver nenhum outro monstro aliado ferido perto dele, e quando ele achar um amigo ferido, ele recupera a vida dele. Você pode fazer com que os monstros com hp baixo, fujam, ou que eles sejam dóceis se você não ataca-los. Você pode fazer monstros que fazem perguntas pra você, e te ataca se você responder errado, monstros que param de te atacar se você pedir por favor, monstros que atacam só pessoas de certo level, ou que estão vestindo certa armadura, monstro que te rouba se você guardar muito dinheiro, monstro que ataca outros monstros de outra espécie e etc... depende de sua criatividade.

Bom, agora terminei de fazer o tutorial sobre “o que é o vbGORE”, e vou fazer sobre como começar! Eu ainda vou fazer o FAQ...

Segunda parte: Como começar no vbGORE? Esse texto não vai ser “em tópicos”, e sim, um texto mesmo ^^!

Bom, depois de ler tudo isso sobre o vbGORE, você simpatizou com o programa, e pretende usa-lo? Então, primeiro você precisa saber que, se você usa Linux, terá que usar algum... “emulador” para Windows, como o Wine! Se você usa MAC, mesma coisa, mas eu não conheço nenhum emulador para windows para MAC, mas nem procurei. Além disso seu PC precisa ter no mínimo (peguei do site do vbGORE):

Client-side
Sistema operacional: Windows 98 ou mais
Processador: 500mhz
RAM: 128 MB
Placa de vídeo: 16 MB com suporte para Direct3D 8
DirectX: 8.0 +
Espaço em disco: 50 MB (para o jogo de demonstração, para o seu, depende)
Server-side
Sistema operacional: Windows 98 ou mais (infelizmente mal consegui instalar o MySQL no Win98 como um processo, logo, não consegui rodar >.>)
Processador: 800mhz
RAM: 64 MB
Espaço em disco: 200 MB de espaço livre em disco


Além disso para o server você necessita do MySQL e do ODBC, mas já expliquei isso no tutorial de instalação! Dê uma olhada depois.

Seu computador está dentro dos requerimentos mínimos? Então você está apto para rodar o vbGORE! Logicamente você vai querer construir um jogo, e o que você precisa para isso?

O vbGORE é “hard-codded”, ou seja, não tem scripts, você mexe direto no .exe, no código fonte, ou seja, no código que criou o programa. Para conseguir abrir o código fonte, modifica-lo, e transforma-lo em .exe novamente, você terá que ter o Visual Basic 6! TEM que ser a versão 6, o vb.net NÃO irá funcionar! Desse modo, você terá que comprar o programa, ou dar um jeito de conseguir ele (*lol*). Então depois de baixar o vbGORE e instalar o MySQL e o ODBC, e conseguir o Visual Basic 6 (vou chamar de VB), você poderá abrir os arquivos .vbp do vbGore! Há muitos deles na pasta, alguns são programas que não fazem parte realmente do jogo, como o particles editor, que é um tipo de visualizador de partículas que você coloca no código fonte dele, ou programas auxiliares como dat maker das grhs, ou configurador de teclas do vbGORE, e os “third party programs” que foram feitos por outras pessoas, e são programas separados do vbGORE, mas usados para alguma coisa do vbGORE.

Os arquivos realmente do jogo são o GameServer.exe e o GameClient.exe. Se quiser, depois de configurar tudo, teste os dois para ver como está o jogo, veja algumas funções do vbGORE e etc... então abra o GameClient.vbp e o GameServer.vbp. Você precisará ter conhecimento de inglês ou visual basic para entender aquilo, e para isso, recomendo que leia alguma apostila, caso não consiga entender o código. Se você souber inglês, fica relativamente fácil, pois o que está escrito lá está explicado por meio de comentários (que são feitos quando você digita ‘. Tudo o que vem depois de ‘ na linha é ignorado). Eu ficaria feliz em postar uma apostila sobre Visual Basic aqui, mas infelizmente eu não estou na internet agora (eu baixei o site do vbGORE, já disse isso não foi?). Veja o site do apostilando (procure no google), lá deve ter alguma apostila sobre visual basic. Em último caso, procure um programador, ou alguém que entenda um pouco de vb, pra te ajudar ;D

Agora você quer fazer alguma coisa no vbGORE não é? Muda-lo? Então, primeiro tenha em mente o seu objetivo, o que você deseja fazer. Depois pense em meios para chegar nesse resultado, você precisará entender um pouco da engine (o vbGORE) para isso. Eu não vou explicar sobre sistemas prontos do vbGORE, e sim como criar o que quiser, não usar as que já foram criadas. Por exemplo, você deseja fazer um “sistema de casamento”, que tem em vários jogos. Muitos começaram pensando como a cerimônia de casamento deveria ser, mas não, você antes precisará pensar que variáveis você precisará armazenar na database. O que você precisa colocar na database? A variável do outro char não é? Ela precisará armazenar o que? Uma string! Caso você não saiba, procure os tipo de dados existentes, no caso, string armazena texto. Marque tudo o que for pensando em um papel, ou depois ficara difícil recomeçar seus pensamentos, passando para o código.

Para armazenar na DB, você terá que procurar o lugar que tem algo a ver com a DB no código. Logo você terá que procurar palavras-chave como mysql ou database no código, para achar em que lugar do código as variáveis são armazenadas, você achará subs como user_connectnew, que, como o nome mesmo diz, cria variáveis quando o char entra pela primeira vez (eu não estou com visual basic aqui também... então não lembro se é isso mesmo =X), você achará lugares também que carrega e salva as variáveis. Veja como as outras variáveis foram carregadas e salvas, e faça igual! Não esqueça de declarar a variável! Agora que você já criou a variável, o próximo passo é decidir como eles vão se casar! Algo simples, os dois ficam lado a lado em um altar (você terá que fazer um mapa, lógico), e ambos terão que falar com o NPC e falar “aceito”. Nesse caso, o que você precisará fazer?

Primeiro, conseguir a posição (x, y) dos dois players, comparar com a posição x e y do altar, e ver se eles estão no altar, e verificar outras coisas (como algum item necessário, como uma aliança, se encontra no inventário de alguém, se os dois tem tempo de jogo suficiente, se os dois são de sexo diferente e etc...). Se eles estão, o NPC irá falar com eles, e para isso você precisará ajustar a AI do NPC para isso, o NPC irá prosseguir com o blábláblá necessário, e então ele verifica se os dois players falaram “aceito” no final. Pronto, agora a variável que está salva na DB muda, e você pode usar isso para o que quiser. Então alguns passos que, acredito, sejam necessários para fazer alguma coisa no vbGORE:

Primeiro pense no que você quer fazer, planeje bem, tudo. Agora pense o que você precisa para fazer, que recursos vai ter que usar, se irá precisar armazenar as variáveis na DB, o que precisará verificar para evitar bugs, entre outras coisas. Agora declare as variáveis, coloque um comentário com a função delas, ache um lugar propício para cada coisa (por exemplo, se uma pessoa executar um item, e algo acontecer, você terá que colocar o código na sub que usa o item do player. Se for uma ação do NPC, terá que ser na AI dele, e se for quando o user pisar em certo tile, você terá que colocar na sub que muda o x,y do player), e coloque a ação lá. Talvez você precise mudar tanto o server-side como o client-side, mas normalmente o client-side fica só com a parte “visual” do jogo.

Pronto, agora você sabe criar alguma coisa sem precisar de um tutorial para isso! Lindo não é? Não é tão simples como parece ^^’, mas acho que é como funciona.

Você também precisará planejar o que o jogo em si terá. Vou dar alguns exemplos sobre isso, mas falando principalmente sobre aspectos da programação, e não teóricos. Primeiro você terá que pensar se o jogo “suporta” a sua idéia. Provavelmente, é possível fazer qualquer coisa programando. Mas se for alguma idéia muito complicada, não compensa, é melhor até mudar de engine. Por exemplo, muitas pessoas ficam animadas com a idéia de suporte a directX e gráficos 3D, começam achando que vão poder colocar gráficos 3D facilmente no jogo, ou em outros casos, tentam fazer uma engine isométrica. Pense por um lado, se você sabe muuuuuito bem visual basic, e quer fazer uma engine isométrica, pode até ser possível sim (mas as vezes não compensa pelo tempo perdido), mas se você mal sabe visual basic, ou sabe um pouco, ou quer chamar um programador, não ache que vai ser fácil ou o programador vai ter capacidade de fazer isso. Uma engine 3D, nem se fala, procure uma engine 3D, lol !

Outra coisa é se você quer fazer coisas mirabolantes, aliás, milhões de coisas, quer fazer um personagem voador com 400 transformações, com uma aura em volta dele, e que solta 400 magias, e então se ele quiser, ele pode ir voando para o meio do oceano, entrar na água, e lutar com um dragão marinho com sua horda de bunshins, que vai invocar a criatura final (o seu pet, mas não se esqueça que essa é sua idéia mirabolante, que precisa de nomes mais esquisitos ainda), e vai soltar o super rugido do trovão que vai afetar todos os personagens a 2 mil metros de distância, que vão morrer. É possível fazer isso, mas é importante agora? Não é melhor se preocupar com outros aspectos do jogo antes? Coisas mais simples, úteis, e fáceis?

Comece pensando nas coisas fáceis, faça as coisas fáceis, faça o necessário para seu jogo ficar pronto, e então coloque as coisas superficiais, os add-ons, e seu jogo poderá até ficar on nesse tempo. Pense no básico antes. Depois de decidir tudo o que seu jogo irá ter, pense no que é necessário para fazer cada coisa, como já expliquei, e por último, coloque em ação, e teste para ver se deu certo. Comigo isso está funcionando ;D, demora mais, mas é mais útil.

Terceira parte: FAQ, preciso procurar as perguntas freqüentes ainda... depois eu atualizo!




Esse tutorial foi feito inteiramente por mim, pois eu estava com vontade de fazer alguma coisa no tempo que meu pai proibiu a internet (eu estou em um laptop de windows 98 sem internet e com visual basic defeituoso =( ).

Créditos (huhuhu, que inutilidade, mas é que eu não estou com muita coisa pra fazer mesmo):

Sohakes (eu o/), por ter feito o tutorial... lol
Daniel Drumond por ter me ajudado no visual basic o/ (sem ele eu saberia pouco sobre o vbGORE, e estaria usando o bloco de notas para abrir arquivos .vbp)
Pessoal do Hunter x Hunter Online GI, pois me fazem usar o vbGORE.
Spodi... preciso explicar?
Nex666... por ter hospedado o site do vbGORE @_@!
Pessoas da comunidade do vbGORE por ficarem me enchendo pra fazer um tutorial, sem me ofender (isso é um estilo de feedback ^^).
Para o Raijenki e o Hyrius, se o tutorial continuar aqui (postar no orkut dá muuuito trabalho >.>, e fica bem pior)
Pra você, se você leu o tutorial e não vai fazer uma pergunta que eu já respondi aqui.
E para os golfinhos, obviamente, por nos alertar sobre a iminente destruição da Terra.

Se postar em algum outro lugar (alguém conhece mais algum lugar brasileiro que fala sobre o vbGORE? Adivinha, eu também não xP! Mas vai saber...), poste o link para essa página ok?
Dúvidas referentes a esse tutorial? Sugestões? Críticas? Elogios? Uma tentativa de homicídio? Qualquer coisa, poste aqui xD! Eu adoro feedback! Mesmo se for para dizer que meu tutorial foi inútil, pelo menos você leu! E ele realmente não está muito útil mesmo, só a primeira parte ficou boa... E desculpa pelas piadinhas sem graça.


Fresquinho o sohakes ~xD
Mais uma vez um belo tuto u.U e desta vez, não mechi nem em uma linha se quer!
Sobre a falta de comunidades a respeito de vbGore... é foda mesmo. Mas estou vindo para ficar xD
Por enquanto, reunindo o material disponivel pela internet em um só lugar. E,
depois, começar a criação de material próprio.


Sem mais comentários,
Gratz, Lee.
WillerLee [Adm]
WillerLee [Adm]
Admin

Mensagens : 26
eXPeriência : 79
Reputação : 17
Data de inscrição : 06/08/2009
Idade : 33
Localização : Fortaleza

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=393350277863

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos