[MMODEV] "Estilos" de MMORPGs
Página 1 de 1
[MMODEV] "Estilos" de MMORPGs
Créditos:
Raijenki, Administrador da MMODEV!
Desenvolvimento de jogos ou MMOGs, no nosso caso, é uma iniciativa ousada. Entretanto, há maneiras de categorizar os diversos tipos de MMOGs; mas assim como alguns se encaixam perfeitamente em uma certa categoria, outros não podem fazê-lo. Essa é a natureza da criatividade.
Essa lista não é definitiva, há muitos gêneros para enumerar; portanto nós iremos nos deter somente nos principais.
Ação
Os MMORPGs de ação podem vim em diversas formas; a maioria deles vem no estilo "First Person Point-of-View" (Ponto de Vista de Primeira Pessoa ou PPOV), onde o jogador está armado, assim como seus oponentes. Esse tipo de jogo é conhecido também como "First Person Shooter" (Atirador em Primeira Pessoa; FPS). Para o jogador obter sucesso nesse tipo de jogo, é necessário possuir bons reflexos, boa coordenação óculo-manual e uma íntima sabedoria sobre os tipos de armas ou equipamento. Alguns jogos de ação são em terceira pessoa, onde você vê o seu personagem, ou avatar, e o resto do mundo onde ele está.
Aventura
Jogos de aventura são, basicamente, sobre exploração, onde o jogador recebe quests (missões), acha objetos, resolve enigmas, entre outras coisas. Os pioneiros de jogos de aventura foram os text-based, onde você tinha que digitar coisas (ou clicar, também) e, então, ler frases como: "Você está em um labirinto" ou "Você matou um monstro", além de muitas vezes ter que esperar várias horas para uma certa ação.
O melhor dos jogos de aventura é justamente a capacidade do jogador decidir o que ele quer fazer, como livros interativos.
Esse tipo de jogo é fortemente baseado em histórias, algo que o jogador deve seguir (mesmo que algo dependa de suas ações, tudo já fora planejado antes), e por isso mesmo tendem a incluir estilos de RPG ou FPS. Há pouca interação entre os jogadores nesse estilo.
RPG
RPG é o acrônimo para Role Playing Game e eles são muito populares. A maioria esmagadora dos MMOGs usam esse gênero. Esse estilo é, normalmente, fantasy-based ou sci-fi, coisas que fogem do comum (como magia ou equipamentos que não existem na vida real). Há uma história por trás do jogador, mas as ações que o mesmo faz são randômicas, mudando totalmente o mundo ao redor dele, e até mesmo aos outros personagens, vividos por outros jogadores, onde a interação entre eles é colossal.
Simulador
O objetivo de MMOGs cujo estilo são simuladores (ou SIM) é o de reproduzir uma situação na vida real, ou até mesmo a própria vida real. A imersão total do jogador no jogo é essencial para esse estilo de MMOG. Você pode estar voando em um avião, estar um navio que está naufragando ou até mesmo você pode está em uma cidade virtual, onde você deve trabalhar, dormir, fazer sexo, entre outras coisas. A interação entre os jogadores também pode ser enorme, já que a socialização faz parte da vida real.
Esportes
Raros na industria, pelo fato de serem mais complexos, os MMOGs de esporte já dizem o que são e não precisam de muita explicação. Eles são uma variação do estilo de simuladores e pretendem mergulhar o jogador em uma situação de pressão, por causa do jogo. A interação entre jogadores é, assim como nos simuladores, muito grande, uma vez que qualquer besteira que possa acontecer durante a partida de certo jogo, pode mudar o rumo do mesmo.
Bom, acho que consegui dar uma boa idéia sobre os estilos mais usados de MMOGs. Qualquer coisa, deixem um comentário que eu respondo com o maior prazer.
Raijenki, Administrador da MMODEV!
Desenvolvimento de jogos ou MMOGs, no nosso caso, é uma iniciativa ousada. Entretanto, há maneiras de categorizar os diversos tipos de MMOGs; mas assim como alguns se encaixam perfeitamente em uma certa categoria, outros não podem fazê-lo. Essa é a natureza da criatividade.
Essa lista não é definitiva, há muitos gêneros para enumerar; portanto nós iremos nos deter somente nos principais.
Ação
Os MMORPGs de ação podem vim em diversas formas; a maioria deles vem no estilo "First Person Point-of-View" (Ponto de Vista de Primeira Pessoa ou PPOV), onde o jogador está armado, assim como seus oponentes. Esse tipo de jogo é conhecido também como "First Person Shooter" (Atirador em Primeira Pessoa; FPS). Para o jogador obter sucesso nesse tipo de jogo, é necessário possuir bons reflexos, boa coordenação óculo-manual e uma íntima sabedoria sobre os tipos de armas ou equipamento. Alguns jogos de ação são em terceira pessoa, onde você vê o seu personagem, ou avatar, e o resto do mundo onde ele está.
Aventura
Jogos de aventura são, basicamente, sobre exploração, onde o jogador recebe quests (missões), acha objetos, resolve enigmas, entre outras coisas. Os pioneiros de jogos de aventura foram os text-based, onde você tinha que digitar coisas (ou clicar, também) e, então, ler frases como: "Você está em um labirinto" ou "Você matou um monstro", além de muitas vezes ter que esperar várias horas para uma certa ação.
O melhor dos jogos de aventura é justamente a capacidade do jogador decidir o que ele quer fazer, como livros interativos.
Esse tipo de jogo é fortemente baseado em histórias, algo que o jogador deve seguir (mesmo que algo dependa de suas ações, tudo já fora planejado antes), e por isso mesmo tendem a incluir estilos de RPG ou FPS. Há pouca interação entre os jogadores nesse estilo.
RPG
RPG é o acrônimo para Role Playing Game e eles são muito populares. A maioria esmagadora dos MMOGs usam esse gênero. Esse estilo é, normalmente, fantasy-based ou sci-fi, coisas que fogem do comum (como magia ou equipamentos que não existem na vida real). Há uma história por trás do jogador, mas as ações que o mesmo faz são randômicas, mudando totalmente o mundo ao redor dele, e até mesmo aos outros personagens, vividos por outros jogadores, onde a interação entre eles é colossal.
Simulador
O objetivo de MMOGs cujo estilo são simuladores (ou SIM) é o de reproduzir uma situação na vida real, ou até mesmo a própria vida real. A imersão total do jogador no jogo é essencial para esse estilo de MMOG. Você pode estar voando em um avião, estar um navio que está naufragando ou até mesmo você pode está em uma cidade virtual, onde você deve trabalhar, dormir, fazer sexo, entre outras coisas. A interação entre os jogadores também pode ser enorme, já que a socialização faz parte da vida real.
Esportes
Raros na industria, pelo fato de serem mais complexos, os MMOGs de esporte já dizem o que são e não precisam de muita explicação. Eles são uma variação do estilo de simuladores e pretendem mergulhar o jogador em uma situação de pressão, por causa do jogo. A interação entre jogadores é, assim como nos simuladores, muito grande, uma vez que qualquer besteira que possa acontecer durante a partida de certo jogo, pode mudar o rumo do mesmo.
Bom, acho que consegui dar uma boa idéia sobre os estilos mais usados de MMOGs. Qualquer coisa, deixem um comentário que eu respondo com o maior prazer.
Falha Crítica Games- Mensagens : 27
eXPeriência : 90
Reputação : 19
Data de inscrição : 08/10/2009
Tópicos semelhantes
» [MMODEV] 2D vs 3D
» [MMODEV] Sistema de Morte
» [MMODEV] Tipos de Classes
» [MMODEV] Tipos Comuns de Raças
» [MMODEV] O Guia do Roteiro Perfeito
» [MMODEV] Sistema de Morte
» [MMODEV] Tipos de Classes
» [MMODEV] Tipos Comuns de Raças
» [MMODEV] O Guia do Roteiro Perfeito
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|